As principais características da música árabe são a improvisação e a predominância de formas melódicas. Sua base são os maqamat ou “modos”, que existem em mais de dez variantes. As mais importantes formas de música clássica são a waslat, no mundo árabe oriental, e a nouba, na África do Norte.
Uma orquestra árabe tradicional consiste de três instrumentos principais: o oud (alaúde), o qanoun (cítara trapezidal) e o nay (flauta); o violino árabe, chamado de kamanija, foi inserido posteriormente. O conjunto também inclui uma variedade de instrumentos de percurssão como o daf, a darbouka e o riq.
Alguns dos maiores artistas da música árabe são :
Mohamed Abdel Wahab (1902-1991)
Importante cantor e compositor egípcio. Suas composições se consagraram especialmente na voz de Umm Kalthum. Apesar de compor no estilo clássico, ele também foi um dos responsáveis pela inserção de ritmos ocidentais na música árabe.
Mohamed Abdel Wahab – Grafnouhou (Egito)
Umm Kalthum (1904 – 1975)
Cantora, compositora e atriz egípcia, conhecida como Kawkab al-sharq (Estrela do Oriente). Mesmo com mais de três décadas após sua morte, ainda é reconhecida como uma das cantoras mais famosas e ilustres do mundo árabe no século XX.
Umm Kalthum – Ya sabah el-kheir (Egito)
Abdel Halim Hafez (1929-1977)
Considerado um dos maiores artistas do Egito e do mundo árabe, também era conhecido como Al-Andaleeb el-Asmar (O Rouxinol Moreno?). É um dos maiores ícones da música árabe moderna, influenciando artistas até hoje.
Abdel Halim Hafez – Safini marra (Egito)
Farid Al-Atrache (1910 – 1974)
Famoso cantor, compositor, alaúdista e ator sírio-egípcio. Conhecido como o ”Rei do Oud”, ele é um dos mais importantes artistas da música árabe do século XX.
Farid Al-Atrache – Ya habaybi ya ghaybin (Egito)
Asmahan (1912 – 1944)
Cantora e atriz sírio-egípcia. Irmã de Farid Al-Atrash, também famosa por ser uma das únicas vozes femininas da música árabe a rivalizar com Umm Kalthum.
Asmahan – Ya habibi taala (Egito)
Wadih Al-Safi (1921-2013)
Grande tenor libanês formado pelo Conservatório Nacional de Beirute. Conhecido por inovar o estilo folclórico libanês incorporando o estilo mais moderno, também é chamado de “a voz do Líbano”. Em 1947, ele esteve no Brasil.
Wadih Al -Safi – Allail-ya laila (Líbano)
Fayruz
Nascida Nouhad Wadi Haddad, conhecida como Fayruz (“turquesa”, em árabe), é a cantora libanesa considerada “a mais bela voz do mundo”. Suas canções são conhecidas em todo o mundo árabe e frequentemente exaltam seu país natal, o Líbano.
Fayruz – Ya Tayr (Líbano)
Sabah (1927 – 2014)
Cantora e atriz libanesa considerada uma das divas da música no mundo árabe. Foi a primeira cantora árabe a se apresentar em importantes salas de concerto ocidentais, como o Olympia de Paris, Carnegie Hall de Nova York e na Opera House de Sydney.
Sabah – Allo Beyruth (Líbano)
Sabah Fakhri
Cantor sírio considerado um dos ícones da música árabe tradicional. Com mais de 50 anos de carreira, é conhecido por sua potência vocal, suas execuções impecáveis e seu carisma. Também é um dos responsáveis pela preservação da música tradicional árabe.
Sabah Fakhri – Kadouka al mayass (Síria)
Mohamed Abdu
Cantor e compositor saudita, conhecido como “O Artista dos Árabes”. Começou sua carreira nos anos 60, cantando músicas de várias gerações. A ele é creditada a preservação de várias canções tradicionais e populares.
Mohamed Abdu – Ayouh (Arábia Saudita)