Pular para o conteúdo

Teatro

“Teatro é a arte do encontro”

O processo de representar um texto exige toda a atenção dos envolvidos nessa tarefa, das mais prazerosas, é bem verdade! Inicia-se um processo onde ator(es) e diretor se empenham na consecução do objetivo: bem entender o autor, conhecendo a fundo sua obra; idealizar uma representação para a obra em questão, valendo-se de vivências e observações do cotidiano, e, claro, ouvir atentamente produtores, técnicos em geral que façam parte do projeto e todos os outros envolvidos: pessoal da limpeza, camareira etc., pessoas que, de tanto acompanhar ensaios, às vezes têm a solução para um impasse na montagem.

Venha exercer esta arte com a BibliASPA!

 

icone livros Intere-se

A BibliASPA promove cursos de teatro e peças teatrais que abordam temáticas árabes, africanas e sul-americanas. As peças são encenadas em português e-ou árabe e-ou espanhol e-ou inglês.

As obras retratadas buscam repercutir e trazer a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade cultural. Assim, trazem ao espectador uma visão de alteridade.

No Festival Sul-Americano da Cultura Árabe (SACA) e em outros eventos promovidos pela BibliASPA, o público pode assistir gratuitamente a peças teatrais e leituras dramáticas.

No curso e na oficina, os participantes ajudam a criar as cenas, definir a cenografia, o figurino, a iluminação e a trilha sonora, sob a supervisão de uma equipe especializada.

Curso teatro      Curso teatro

Curso teatro

 

icone livros Bastidores

MERDA!

Antigamente as pessoas chegavam aos teatros em carruagens. Quanto mais carruagens, mais merda os cavalos deixavam nas ruas e calçadas em frente aos teatros.

Assim, muitas pessoas entravam no teatro com os sapatos sujos de merda e, quanto mais merda deixada nos capachos, mais a casa estaria cheia.

Nesse caso, a expressão “Merda” tem o mesmo significado de “sucesso!” e é usada antes das apresentações.

Nunca se deve agradecer quando alguém lhe desejar “Merda”, deve-se responder apenas “Merda” ou ficar calado.

 

 

icone livros Frases sobre o teatro

 

“Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho.” 

Arthur Schopenhauer (Filósofo, 1788-1860)

 

“Aprendam a amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte”

Konstantin Stanislavski (1863-1938; fonte: O trabalho do ator sobre si mesmo)

 

IMG_14242