Pular para o conteúdo

Literatura

A produção literária é uma dimensão essencial da construção da identidade, da história e da memória de um povo. Ela também é um poderoso instrumento que atua ao longo de toda a vida do ser humano incutindo princípios, valores, orientando modos de ver e de compreender o mundo. Assim, podemos considerar o impacto do intenso contato com as personagens, questões e soluções apresentadas pelas histórias que ouvimos, desde a infância, nas representações e identificações que buscamos ao longo de nossa vida.
Uma produção literária que apaga, omite presenças ou que constrói estereótipos para definir o que é belo, desejável, certo ou errado, infelizmente contribui para a construção do preconceito. A literatura, porém, pode constituir elemento essencial no processo de desconstrução do preconceito.

Nossas Ações Literárias

A BibliASPA possui um Núcleo de Literatura que promove cursos, palestras, debates, seminários e festivais sobre literatura árabe, africana e sul-americana (prosa e poesia) voltados a professores, estudantes e à sociedade em geral.
Entre outros, o curso de contação de histórias africanas, árabes e sul-americanas já beneficiou muitas escolas, universidades, bibliotecas e centros de cultura e pesquisa.
E nosso Sarau “Em Cantos e Versos” celebra a literatura e a diversidade.

Quer conhecer obras importantes sobre produção e a crítica literária de países árabes, africanos e sul-americanos?

Como participar

Colabore escrevendo artigos sobre literatura, doando livros, declarando seu amor aos livros e participando de nossas atividades!

Em parceria com a Chama Azul, a BibliASPA traz excertos de gravações da obra O Profeta, de Khalil Gibran. Confira!

“Amizade” de O Profeta de Khalil Gibran por Carlos Durães, Luli Cacioli e Silvio Pierotti. Faixa 2. Gênero: Variedades.

“Bem e Mal” de O Profeta de Khalil Gibran por Carlos Durães, Luli Cacioli e Silvio Pierotti. Faixa 6. Gênero: Variedades.

“Beleza” de O Profeta de Khalil Gibran por Carlos Durães, Luli Cacioli e Silvio Pierotti. Faixa 11. Gênero: Variedades.