Pular para o conteúdo

Quem Somos

Apresentação

A Bibli-ASPA é um centro de pesquisa e cultura criado com o objetivo de promover a reflexão crítica por meio da pesquisa, produção e difusão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos. Para isso, congrega pesquisadores e acadêmicos de mais de 40 países e desenvolve cursos de língua, cultura, literatura, história, arqueologia, caligrafia etc., exposições, festival de arte, publicação de livros, pesquisas, consultoria para projetos especiais, mostras de cinema e teatro, bibliotecas especializadas e saraus, entre outras ações.
O estabelecimento de relações políticas, culturais e econômicas consistentes e duradouras entre os países da África, da América do Sul e do Mundo Árabe pressupõe a construção de conhecimento mútuo das sociedades envolvidas.
Os estereótipos culturais e as representações politicamente motivadas sobre o Mundo Árabe, a África e a América do Sul só podem ter seu efeito negativo contrabalançado pela produção constante de saberes acadêmicos, embasados em pesquisas empíricas de qualidade, bem como pela disponibilidade de textos representativos da produção cultural árabe, africana e sul-americana.
Assim, a Biblioteca/Centro de Pesquisa possui acervos bibliográficos especializados em temas árabes e africanos, no caso da América do Sul, e em temas sul-americanos, no caso do Mundo árabe e África, que contemplam as principais áreas de conhecimento relacionadas às letras, artes e ciências sociais. Esses acervos poderão servir como base para o estudo e a pesquisa de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, diplomatas e demais interessados em adquirir conhecimento sobre a região.
É importante considerar a presença contínua de comunidades de imigrantes árabes e africanos na América da Sul por mais de 150 anos, as quais participaram ativamente da construção e do desenvolvimento dos Estados nacionais e contribuem cultural, econômica e politicamente para as sociedades locais. Esse fator facilita o estabelecimento de um vínculo profundo entre a América do Sul, os países árabes e a África.

Missão

Estreitar relações culturais, educativas, sociais e econômicas consistentes e duradouras entre países sul-americanos, árabes e africanos por meio da produção e difusão de saberes e do intercâmbio cultural; ainda, acolher e prover formação de refugiados e imigrantes.

Visão

Promover ações educativas, acadêmicas e sociais, cultura de paz e expressões culturais de povos árabes, africanos e sul-americanos em benefício do respeito mútuo e da diversidade.

Valores

Mediada pela ética, a Bibli-ASPA tem como valores a cultura de paz, o acolhimento, a comunicação efetiva, o foco em sua missão e o relacionamento transparente, baseado na responsabilidade e na confiança.