Pular para o conteúdo

Núcleos da Bibli-ASPA

Conheça nossos Núcleos e escolha 1 ou mais para atuar conosco:

Este núcleo é responsável por ações como Exposições (novas e existentes), Mostras de Cinema (em cinemas, escolas, universidades, centros culturais), Sarau, Contação de histórias, Poesia (em cooperação com Núcleo de Literatura), Oficinas diversas (caligrafia árabe, bonecas africanas, fotografia, henna, crochê etc.), Fotografia (tanto acervo físico quanto virtual), Música, Dança, Teatro, Performance, entre outras.

Além das expressões culturais e do Festival SACA, este Núcleo ajuda a organizar eventos como Festivais Gastronômicos e ações de Culinária Temática (em parceria com o Núcleo de Culinária), Festas, Bazares etc.

Este núcleo é responsável por ações administrativas e comerciais diversas, incluindo atualizar e divulgar as atividades da casa para os outros núcleos; ajudar a reorganizar os grupos de comunicação; apoiar a organização da casa (loja, doações, secretaria, arquivos); oferecer assistência administrativa aos demais núcleos; compras de suprimentos para as atividades (eventos/aulas)

Atua em forte parceria com o Núcleo de Comunicação e outros Núcleos.

Este núcleo é responsável por ações sociais, especialmente as voltadas a imigrantes e refugiados, com o objetivo de promover a inserção social, cultural e econômica e a integração e a interação dos refugiados à sociedade brasileira. Também cuida da recepção e direcionamento de novos refugiados.

Este núcleo é responsável pela biblioteca e pelo acervo material em geral e realiza ações como catalogação, aquisição, higienização e manutenção das atividades regulares. Possui forte atuação de instituições que lidam com o tema, incluindo mas não apenas Senac, Faap e Fesp.

Este núcleo é responsável pela busca e identificação de editais; formatação de projetos; prospecção de editais e oportunidades; diálogo com empresas e pessoas que possam apoiar os programas e ações da instituição.

Este núcleo é responsável por: mídias, sociais, site, assessoria de imprensa, RP, marketing, áudio-visual, newsletters, manutenção, atualização, monitoramento e divulgação dos eventos e participações da Bibli-ASPA; monitoramento de resultados; prospecção de oportunidades de divulgação gratuita/permuta/troca.

Dividido em sub-núcleos:

6.a. Mídias sociais

Manutenção e atualização de conteúdo em mídias sociais; desenvolvimento de novas funcionalidades; acompanhamento de notícias sobre refugiados e imigrantes, cultura de paz, cultura africana, cultura árabe, cultura sul-americana etc.

6.b. Assessoria de imprensa, relações públicas e jornalismo

Elaboração de releases, contato com meios de comunicação, desenvolvimento e redação de entrevistas, notícias, artigos e reportagens para imprensa e para o site etc.

6.c. Site

Manutenção e atualização de conteúdo no site; desenvolvimento de novas funcionalidades etc.

6.d. Direção de arte

Produção de materiais gráficos e digitais: newsletters, certificados, apresentações, logos etc.

6.e. Áudio-visual e Cinema e vídeo

Desenvolvimento de material áudio-visual, de filmes, documentários, vídeos educativos etc.

6.f. Marketing

Este núcleo é responsável por: manutenção das atividades regulares; funcionamento e abastecimento da cozinha, desenvolvimento de ações relacionadas à escola-cozinha; festivais gastronômicos, cursos de culinária (não apenas mas sobretudo protagonizados por refugiados/imigrantes, além de cursos voltados à capacitação e empoderamento de refugiados/imigrantes), participação em feiras, mostras, festivais (em parceria com o Núcleo de Cultura-Eventos).

Este núcleo é responsável por defender os direitos de refugiados e imigrantes, combater a xenofobia, o racismo, o preconceito, a intolerância de qualquer espécie, além de apoiar ações jurídicas em prol dos programas de inclusão e democratização de acesso. Dialoga especialmente com o Movimento em prol de refugiados e imigrantes, formado por juízes, promotores, procuradores, advogados, professores e assistentes sociais) que se reúne regularmente na Bibli-ASPA.

 

Este núcleo é responsável por: organizar ações com escritores, críticos literários e professores de literatura; promover debates e saraus literários; compor ações com coletivos diversos para fortalecer o movimento em prol da leitura e da literatura; promover articulações entre pessoas que atuam na área da literatura, sejam escritores, poetas, professores, educadores etc.; organizar oficinas de criação literária e levar a literatura para espaços distintos; difundir que a oralidade expressa um acervo de conhecimentos adquiridos pela coletividade; valorizar a oralidade e a escrita.

Este núcleo é responsável pelos vários programas educativos da Bibli-ASPA, incluindo mas não apenas os listados abaixo:

10.a. Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira

10.b. Programa de Língua e Cultura Árabe

10.c. Programa de Língua Francesa e Cultura Africana

10.d. Programa de Língua Francesa e Cultura Árabe e Programa de Língua Francesa e Cultura Árabe e Magrebina

10.e. Programa de Língua Francesa e Cultura Haitiana

10.f. Programa de Língua Inglesa e Cultura Africana

10.g. Programa de Língua Inglesa e Cultura Árabe

10.h. Programa de Língua Espanhola e Cultura Sul-Americana

10.i. Outros Programas/Cursos

Este núcleo é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, debates, palestras, mesas redondas, colóquios e seminários, em parceria com o Educativo, além da publicação de artigos, capítulos de livros e publicações diversas.

Este núcleo é responsável por oferecer apoio psicológico a refugiados e imigrantes.

Este núcleo é responsável por mapear e identificar oportunidades de parcerias institucionais, apresentações, convênios, captação de recursos com entidades apoiadoras.

Este núcleo é responsável por mapear e identificar oportunidades de parcerias internacionais, apresentações, convênios, captação de recursos com entidades apoiadoras.

Este núcleo é responsável pela tradução de línguas como árabe, português, espanhol, francês, inglês, wolof, crioulo haitiano, kiswahili etc.

Este núcleo é responsável pela área de tecnologia; equipamentos; instalações; suporte em hardware e software e apoio para EAD.

Este núcleo é responsável pela recepção e pelo direcionamento de novos voluntários, além do apoio à atuação dos voluntários na instituição.