Pular para o conteúdo

Português e Cultura Brasileira

A BibliASPA desenvolve um Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros em sua sede em São Paulo, à Rua Baronesa de Itu, 639, Santa Cecília, a duas quadras do metrô Marechal Deodoro.
Atualmente, há sete turmas de português para refugiados (de diferentes nacionalidades, incluindo sírios, iraquianos, palestinos, sudaneses, nigerianos, marfinenses, congoleses, senegaleses, ganenses, haitianos, afegãos, bolivianos etc.). Estrangeiros de qualquer nacionalidade são muito bem-vindos. Sabe-se que é crescente o número de refugiados em São Paulo e em outras cidades do Brasil e este configura um dos temas de maior relevância na contemporaneidade.
Segunda língua latina mais falada no mundo, o português é idioma oficial no Brasil, em Portugal e em alguns países africanos, como Angola e Moçambique.
Além do idioma, os alunos entram em contato com culturas e costumes do Brasil, no entendimento de que a cultura é fundamental para o aprendizado da língua.
Neste curso realizado pela BibliASPA, o aluno aprende os diversos aspectos do idioma – expressão oral, compreensão auditiva, leitura e escrita – de forma prática e vinculada a situações reais do cotidiano, estimulando a comunicação e o exercício da cidadania.
Dessa forma, o estudante pode desenvolver habilidades comunicativas, adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.
O Curso utiliza material didático desenvolvido pela equipe de professores e pesquisadores de língua portuguesa para estrangeiros.
O Programa é composto por quatro módulos e inclui avaliações em cada etapa, com ênfase na capacidade de o refugiado lidar com o cotidiano.
O Curso procura oferecer aos refugiados alimentação e material para aprendizado (caderno, canetas, lápis, livros etc.). Neste momento, a BibliASPA procura apoio para essas ações e também para que possa oferecer transporte aos refugiados, muitos dos quais não possuem dinheiro para pegar o metrô ou o ônibus.
A BibliASPA procura encontrar uma forma de oferecer transporte aos refugiados, se possível por meio de um bilhete de estudante, uma vez que a língua portuguesa ajuda a promover significativamente a integração dos refugiados e lhes permite ter mais chances de obter um emprego, especialmente na atual situação de crise.
A relevância social deste projeto é expressiva na medida em que promove a integração e fornece meios para que eles possam assegurar seus direitos de acesso a serviços públicos, além de procurar capacitá-los para encontrar trabalho, moradia etc.
Os horários disponíveis são: terça, das 19h30 às 21h; sábado, das 10h às 12h; e sábado, das 15h às 17h.

Mais Informações:
Local: BibliASPA (Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília) – veja como chegar
Tel: (11) 99609-3188
E-mail:bibliaspa@gmail.com