Pular para o conteúdo

História

A BibliASPA congrega, desde 2003, uma rede de pesquisadores, estudantes e professores que refletem sobre história. Entre os temas de interesse, destacam-se migrações e deslocamentos, história antiga, moderna e contemporânea de países árabes (tanto da África quanto da Ásia), sul-americanos, africanos e islâmicos, história social e econômica, discussão de fontes históricas, escritas, orais e visuais, cursos, oficinas e bolsas.

Nosso grupo de pesquisa é registrado no CNPq e possui algumas linhas de pesquisa em história. Entre os objetos de investigação, há linhas de pesquisa específicas sobre a “Presença árabe e muçulmana na América do Sul”, sobre a história oral, sobre “Orientalismo e estudos pós-coloniais: invenções de um Oriente e de espaços não-ocidentais” e sobre o processo de construção das nacionalidades sul-americanas a partir do pós-Segunda Guerra Mundial.
A história da Palestina e o Orientalismo são objetos de pesquisa fundamentais para nosso centro de pesquisa e cultura. Colabore com essa reflexão por meio de textos e outros materiais. Entre em contato!