Pular para o conteúdo

Museu ASPA

A BibliASPA vem desenvolvendo o Museu ASPA (América do Sul-Países Árabes-África) nos últimos anos com o objetivo de ampliar o acesso de especialistas e da sociedade em geral à cultura dessas regiões.
O projeto está sendo desenvolvido em São Paulo, cidade que abriga a maior comunidade árabe do mundo fora de seus países de origem e reúne relevantes comunidades sul-americanas e africanas; destarte, esse espaço permitirá ressaltar essa integração. A BibliASPA será responsável pelo espaço, pesquisa, acervo, realização de cursos, oficinas, palestras, mostras etc.
Nos últimos anos, a BibliASPA vem organizando exposições vinculadas a temas árabes, africanos e sul-americanos com grande êxito e público numeroso. É possível citar, entre outros, o exemplo da exposição “Islã: arte e civilização”, coordenada e co-realizada pela BibliASPA.
A BibliASPA e o Museu ASPA são citados em declarações internacionais que reconhecem a importância e solicitam apoio a essas iniciativas. Um dos documentos mais recentes, a Declaração Final da Terceira Reunião de Ministros da Cultura da América do Sul e dos Países Árabes (ASPA), emitida em 30 de abril de 2014, afirma:
“Os Ministros da Cultura da América do Sul e dos Países Árabes (ASPA) felicitam a cidade de São Paulo por acolher o Museu ASPA da Língua e da Cultura Árabe, que está sendo desenvolvido pela BibliASPA para beneficiar estudantes, professores, pesquisadores e a sociedade em geral, com o intuito de promover a cultura de paz, o respeito à diversidade cultural e o pensamento crítico. Reconhecem totalmente a importância de apoiar essa iniciativa, que irá contribuir para a difusão da língua, da literatura e da cultura árabe e para o desenvolvimento da pesquisa nessas áreas, trabalhando em parceria com instituições culturais e educacionais relevantes em ambas as regiões. Exortam os países da América do Sul e os Países Árabes (ASPA) a apoiar essa iniciativa de diferentes maneiras, incluindo doações, a organização de exposições e apoio para o estabelecimento de vínculos mais estreitos com os museus, as instituições culturais e outros mecanismos que possam beneficiar o fortalecimento do Museu da ASPA.”
A BibliASPA tem participado dos principais encontros, seminários e eventos do mundo na área de museologia. Entre outros congressos do setor, a BibliASPA participa dos Encontros do ICOM (International Council of Museums) e dos Encontros Paulistas de Museus (desde sua primeira edição, em 2009).
A BibliASPA possui o apoio de diversos países para apresentar um acervo especial e diferenciado no Museu ASPA. Entre outros, o Brasil, o Iraque, a Síria, o Líbano, a Tunísia, Marrocos, o Egito, o Sudão, a Palestina, a Argélia, o Kuaite, Omã, a Arábia Saudita e a Mauritânia estão colaborando com a iniciativa.

Venha participar deste importante projeto conosco. Descubra como chegar na BibliASPA pelo nosso Guia Digital que preparamos e deixamos por AQUI.