A BibliASPA possui o maior acervo do mundo sobre a Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul. Com mais de 10 anos de desenvolvimento, esta é uma linha de pesquisa fundamental da instituição, registrada no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
A imigração árabe ocorreu de forma espontânea na América do Sul, sem proteção ou incentivos. Assim, a integração árabe fez-se com as próprias mãos. Atualmente, vivem no Brasil cerca de 16 milhões de árabes e descendentes, especialmente libaneses, sírios e palestinos.
Exposição “Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul”
Com o objetivo de celebrar a integração e ajudar a compreender a dimensão histórica e cultural da presença árabe e muçulmana na América do Sul, a exposição faz parte de um projeto de pesquisa que reúne ampla documentação acerca da imigração árabe no continente. As fotografias e os documentos expostos compõem parte do acervo da BibliASPA, organizado e mantido por uma equipe especializada, que promove pesquisa, restauro e catalogação desse material.
Visite o acervo no Espaço BibliASPA!
Colabore com a preservação da história da presença árabe na América do Sul!
Documentos, fotografias, cartas, objetos e publicações, tais como livros, jornais e revistas, são de grande importância para a preservação da história da comunidade árabe na América do Sul. Portanto, é fundamental pesquisar, coletar, restaurar e preservar esses materiais históricos.
Antes de abandonar ou descartar qualquer objeto, lembre-se de seu valor histórico e de sua importância para desenvolver pesquisas. Se você possui algum dos materiais acima mencionados, entre em contato com a BibliASPA, que realiza todas essas ações com seriedade e profissionalismo.
Se você é imigrante ou descendente, também pode colaborar com o projeto preenchendo parcial ou integralmente os questionários abaixo:
Questionário para descendentes de árabes
Questionários para imigrantes árabes
Questionário para pessoas de outras origens
Outras formas de colaboração:
Você também pode nos enviar depoimentos em formato de áudio ou vídeo. É simples! Basta seguir as instruções abaixo:
– Depoimentos em formato de vídeo podem ser gravados com celular, câmera fotográfica, filmadora ou webcam;
– Depoimentos em formato de áudio podem ser feitos com celular, microfone do computador ou gravador;
– Evite ambientes com excesso de ruídos para não comprometer a qualidade da gravação;
– Procure falar de forma clara;
– No caso de vídeo, grave em ambientes com boa iluminação;
– O tempo máximo de duração de cada depoimento deve ser de 20 minutos.