Centro de pesquisa e cultura, que atende a diversos refugiados e impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, contará com dois estandes no evento, realizado nos dias 5, 11 e 12 de junho
Pela sexta vez consecutiva, a BibliASPA – centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, e atende a refugiados – participará da 21ª Festa do Imigrante, onde representará o Iraque, país rico em diversidade cultural e muito conhecido por ser um dos berços da civilização, detentor de uma vastidão de monumentos arqueológicos e de fundamentais invenções da humanidade. O evento acontecerá nos dias 5, 11 e 12 de junho, no Museu do Imigrante, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP).
Na ocasião, com o intuito de levar a cultura do Iraque para mais perto dos visitantes do evento, a BibliASPA contará com um estande no setor de artesanatos e uma tenda no espaço da gastronomia, ambos com a presença de imigrantes e refugiados iraquianos.Os estandes serão tematizados com tapetes e almofadas originais do Iraque, além de outros adereços da cultura árabe.
Um dos destaques na tenda da gastronomia será o café servido com a especiaria cardamomo, armazenado em uma bela máquina de café típica do Oriente Médio. Além disso, serão comercializados diversos doces e salgados árabes. Abaixo, é possível conferir o cardápio completo, com as descrições dos alimentos que serão oferecidos na tenda do Iraque.
No estande de artesanato, será possível conferir reproduções de quadros de caligrafia árabe em pôsteres, capas de almofada, lenços, chaveiros, cadernos, lápis e canetas, livros da BibliASPA (ver http://edicoesbibliaspa.wordpress.com/), marcadores de livro e 10 modelos de camisetas com estampas distintas. Quem realizar compras acima de R$48 ganhará o seu nome escrito com caligrafia árabe, grafado em um papel especial, que poderá ser enquadrado posteriormente. Além disso, todos os que adquirirem qualquer produto participarão de um sorteio para concorrer a um livro de poesia árabe e uma camiseta.
A Festa do Imigrante, por meio da gastronomia, arte, música e dança típicas de diversas nacionalidades, tem papel fundamental no resgate da história dos milhares de imigrantes que chegaram ao Brasil há mais de cem anos e que continuam povoando o Brasil.
? Cardápio
Salgados:
Esfiha aberta (carne, queijo, verdura ou zaatar)
Esfiha fechada (carne, queijo, verdura ou zaatar)
Kibe
Churrasco árabe:
Shawarma (churrasco árabe com molho especial)
Pratos Vegetarianos – Saladas, pastas e entradas:
Mix de Mutabbal (berinjela)
Muhammara (nozes e pimentão)
Hommus (grão de bico)
Labne (coalhada seca)
Tabule (salada de trigo integral, salsinha, tomate e temperos)
Fatuche (salada de alface, tomate, pepino, rabanete, cebola, temperos e crouton)
Doces:
Doces árabes sortidos
Raha (goma árabe) simples
Raha (goma árabe) com nozes ou amêndoa
Mix de frutas secas (damasco, tâmara, figo e passas)
Tâmara
Mulabbas (amêndoas confeitadas)
Bebidas:
Sucos
Água
Refrigerante
Café árabe especial com cardamomo
Chás Diversos
Serviço:
21ª Festa do Imigrante
Data: 5, 11 e 12 de junho
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Museu do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP)
Entrada: R$6
Tenda do Iraque (gastronomia): Nº 38
Informações: http://museudaimigracao.org.br/festa-do-imigrante/
Informações à Imprensa
Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
www.bibliaspa.org
teatro, bibliotecas especializadas e
saraus, entre outras ações.
Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Informações à Imprensa
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
www.bibliaspa.org