Pular para o conteúdo

Ciclo de debates e palestras online promove reflexão sobre educação, pesquisa e direitos humanos no século XXI

    Bibli-ASPA é parceira da inciativa, que permitirá debate entre estudantes, pesquisadores e professores

    Por: Livia Nascimento

    A Bibli-ASPA é parceira do ciclo de debates e palestrasUniversidade em transformação: desafios e potencialidades”, que visa conectar pessoas dispostas a debater e identificar alguns dos principais desafios do século XXI, especialmente em temas relacionados à educação, à pesquisa e aos direitos humanos.

    Em razão do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o ciclo acontecerá de forma virtual e promoverá um diálogo entre associados aos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP) da Universidade de São Paulo (USP), aproximando docentes, pesquisadores e alunos em uma abordagem interdisciplinar acerca das transformações pelas quais passam as universidades em diferentes partes do Brasil e do mundo. A rede coordenada por integrantes dos NAPs Brasil-África, Diversitas, CEstA e NAPPLAC mobiliza ainda outros grupos de pesquisadores que estão envolvidos no projeto e estarão presentes em várias fases do evento.

    Desde o seu formato até a diversidade dos participantes, o ciclo foi formulado para ampliar as trocas, os diálogos e o compartilhamento de conhecimentos entre os Núcleos de Apoio à Pesquisa, intelectuais de universidades nacionais e estrangeiras e diferentes setores da sociedade civil.

    O evento Universidade em transformação: desafios e possibilidades terá um perfil em diferentes redes sociais e acontecerá de forma online e gratuita do dia 19 de outubro a 18 de dezembro de 2020, sendo voltado para discentes, docentes, pesquisadores e sociedade em geral. Haverá ainda uma plataforma digital exclusiva que servirá como repositório dos conteúdos compartilhados e registro das atividades desenvolvidas ao longo do evento e que permitirá trocas de conteúdos multimídias e interações.

    Poderão ser enviados artigos, textos em geral, links de vídeos, podcasts e outros materiais que contribuam para o aprofundamento do debate acerca de temas como democratização do acesso à universidade, luta antirracista, direitos indígenas, necropolítica, refugiados, tecnologia/ensino online/exclusão digital, academia e movimentos sociais, mulheres, LGBTQIA+, direitos humanos, entre outros. Participe aqui!

    Ajude a BibliASPA

    A BibliASPA recebe cerca de 300 refugiados por semana, de mais de 40 nacionalidades, e lhes oferece gratuitamente cursos, alimentação, transporte, traduções, apoio assistencial, jurídico e psicológico.