A programação da festividade inclui o lançamento do livro Senzala de Pedra, de Nelson Alquezare Román; coral de músicas africanas; apresentação de danças angolanas e muito mais
Texto: Redação Bibli-ASPA
Temos motivos de sobra para celebrar o Dia da África – 25 de maio, já que a cultura brasileira é totalmente influenciada pelas tradições trazidas pelos africanos e mantidas pelos afrodescendentes, que hoje representam mais de 50% da população do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a Bibli-ASPA, casa que promove a reflexão, por meio de pesquisas e de manifestações culturais, sobre os povos africanos, árabes e sul-americanos, e que presta apoio a centenas de refugiados, não poderia ficar de fora.
No dia 27 de maio (sábado), das 10 às 18 horas, todos estão convidados para a comemoração dessa data especial, que acontecerá na sede da instituição, localizada na Rua Baronesa de Itu, nº 639 – Santa Cecília, São Paulo (SP).
Na festividade, haverá o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro Senzala de Pedra, de autoria do artista plástico e estudioso de História da Arte Nelson Alquezare Román, que ainda fará exposição e venda de seus quadros.
Diversas outras atrações serão abertas para todo o público ao longo do dia: workshop de tear e oficina de bonecas abayomi, apresentação do Coral da Sede Central de músicas africanas, com a regência de Martha Domingues, e Joel Honorato no piano, exibição de danças angolanas pelo grupo Palanca Negra e muita comida típica. Além de prestigiar essas atrações, os participantes ainda terão a oportunidade de auxiliar os refugiados assistidos pela entidade, já que os R$ 10 cobrados pelo ingresso serão revertidos em ajuda de custo com transporte e alimentação para todos os imigrantes que frequentam a casa.
Vendas de ingressos antecipadas ou no dia do evento diretamente na Bibli-ASPA.
Mais informações pelo e-mail adm@bibliaspa.org ou pelo telefone (11) 99609-3188.
O Dia da África
Essa data comemorativa é também um marco da luta pela liberdade da África, já que foi no dia 25 de março de 1963 quando 32 chefes de Estado do continente se reuniram na Etiópia, com o objetivo de defender a região, e emancipá-la, contra o colonialismo europeu do século XX e o apartheid. Como fruto dessa reunião foi fundada a Organização de Unidade Africana (OUA). Posteriormente, o encontro e seus resultados foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, em 1972, instituiu-se o Dia da África.
Programação Completa
10h às 12h – Oficina Revelando a África
Tear africano e bonecas Abayomi
Marlene Miranda e Gabriela Navarro
12h às 15h
Lançamento do livro “Senzala de Pedra”, de Nelson Alquezare Roman;
Coral da Sede Central com a regência de Martha Domingues e Joel Honorato no piano
17h
Dança típica angolana – Palanca Negra
12h às 18h
Comidas típicas e bebidas
Serviço
Data: 27 de maio
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Bibli-ASPA
Endereço: Rua Baronesa de Itu, nº 639 – Santa Cecília, São Paulo (SP)
Ingresso: R$ 10
Estacionamento: Não há estacionamento no local