Costureiro numa aldeia próxima ao Lago Chade.
Criança no mercado de Linia, aldeia perto de N’Djamena, capital do Chade, 2005.
O norte do Chade é uma área predominantemente muçulmana. Isso não impede que mulheres empresárias do sul do país, não muçulmanas, abram restaurantes e vendam bebidas alcoólicas. O tecido da vestimenta da dona do restaurante (no centro da imagem) comemora “A luta contra a pobreza”.
Mercado de Linia, aldeia perto de N’Djamena, capital do Chade.
O Guelta d’Archei é uma fenda numa formação rochosa na região do Ennedi, norte do Chade, em cujo interior há um lago com um ecossistema auto-sustentado. Camelos, jumentos e cabras vêm beber ali. As fezes dos animais e as algas alimentam os peixes, que por sua vez são comidos pelos jacarés que vivem no lago. Esse micro-sistema é um remanescente dos tempos em que o Saara era fértil e habitado por uma fauna diversificada.
Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em cavernas. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu há cerca de 6000 anos).
Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu há cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.
Gruta no Ennedi, em cujas paredes encontram-se pinturas rupestres. Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu a cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.
Região do Ennedi na qual se localizam as grutas em cujas paredes encontram-se pinturas rupestres. Nessa área, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu a cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.
Muro pintado na porta de bar, Faya, norte do Chade, 2001.
Crianças saindo da escola em meio ao Harmattan. O Harmattan é um vento que sopra no Saara em determinadas épocas do ano, de norte para sul, chegando a atingir as costas do Golfo da Guiné. Apesar de sua intensidade, a vida continua. 2001.
O Harmattan é um vento que sopra no Saara em determinadas épocas do ano, de norte para sul, chegando a atingir as costas do Golfo da Guiné. Apesar de sua intensidade, a vida continua.
As rotas transaarianas históricas são hoje em dia utilizadas por caravanas de caminhões. O Chade é um país que importa a maioria de seus bens de consumo da Líbia.
Estrutura de construção temporária utilizada por populações nômades nas épocas que vivem nas redondezas do oásis de Ounianga Kebir, norte do Chade.
Ounianga Kebir é um oásis com um grande lago salgado no norte do Chade. Populações nômades visitam a região periodicamente, deixando no lugar as estruturas das construções que utilizam.
Lago Yoa no oásis de Ounianga Kebir, norte do Chade. Há muitos oásis na região do Ennedi, que é um dos desertos que formam o Saara. Em alguns desses oásis existem lagos, sendo que o de Ounianga Kebir é um dos maiores. Sua água, porém é salgada. O sal que fica concentrado nas margens é recolhido e comercializado. Muitas salinas do deserto são formações decorrentes do ressecamento desses lagos.
Formações rochosas no norte do Chade, na região de Ounianga Serir, deserto do Ennedi (parte do Saara).
Formações rochosas no norte do Chade, na região de Ounianga Serir, deserto do Ennedi (parte do Saara).
Caravana de camelos transportando sal para o mercado nas cidades. Norte do Chade, 2001.
Formações montanhosas no Ennedi, norte do Chade.
Aldeia de Gozbila, no Bahr El Ghazal.
Aldeia de Gozbila, no Bahr El Ghazal. Os “Bahr” são antigos leitos de rios, atualmente secos, que atravessam o Saara e servem como “estradas” naturais.
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionemos a melhor experiência em nosso website. Se você continuar a usar este site, entenderemos que você está gostando do nosso conteúdo. Ok