O Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, promovido pela USP e pela Bibli-ASPA, vem atendendo refugiados e imigrantes, de nacionalidades variadas. Esse curso consiste no oferecimento gratuito de aulas de português e cultura brasileira para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade, levando em conta sua integração na sociedade. Incluindo aulas de literatura, geografia, história do Brasil e música integradas às aulas de português, o objetivo é promover educação de qualidade para refugiados e imigrantes e, como consequência, inclusão, inserção e acesso a trabalho, moradia e saúde, no entendimento de que a educação é um elemento fundamental para que todos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU sejam alcançados.
O projeto promove educação de qualidade, desenvolvimento sustentável, concretização de direitos humanos, cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, segundo o qual a educação deve ser uma realidade para todos, incluindo refugiados e imigrantes. Há que se destacar que o Relatório de Monitoramento Global da Educação de 2019 da Unesco, cujo tema central é “Migração, deslocamentos e educação: construir pontes e não muro”, conclui que investir na educação de imigrantes é abrir caminho para a coesão e a paz, em vez de frustração e instabilidade.
Os estudantes e os professores da USP são integrados de várias formas: participam das atividades, discussões e planejamentos, ajudam a elaborar novos materiais, envolvem-se no projeto para compreender as culturas trazidas pelos estudantes do curso e o modo como se relacionam com a brasileira, gerando transformação e compreensão. Esse projeto promove a internacionalização da universidade de forma marcada, incluindo, mas não somente, o convívio de discentes, docentes e pesquisadores da USP com o multilinguismo e a interculturalidade.
Esse projeto é apoiado pelo Programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), um programa que visa a formação transdisciplinar do estudante de graduação por meio do desenvolvimento de sua prática profissional junto à comunidade.
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